sábado, 21 de abril de 2012

Lea Michele - História

Lea Michele Sarfati (Nova York29 de agosto de 1986), conhecida profissionalmente como Lea Michele, é uma atriz e cantora americana, famosa por suas atuações em musicais da Broadway, particularmente pelo papel de Wendla Bergman em Spring Awakening, e da estudante Rachel Berry, no famoso seriado Glee. Esta última lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro e uma ao Emmy.

Lea Michele nasceu na cidade americana de Nova York e foi criada em Nova York e em Tenafly, uma cidade do estado de Nova Jersey. Filha de Edith Sarfati, uma enfermeira, e Marc Sarfati, dono de uma mercearia. Sua mãe é descendente de católicos italianos e o pai, de judeus espanhóis. Estudou até completar o ensino médio e depois abriu mão da vaga na Universidade de Nova Iorque para apostar na carreira. Passou também uma parte de seu período escolar estudando em Toronto, no Canadá, durante o período em que esteve no musical "Ragtime", e recebia aulas em casa.
Lea Michele passou sua infância e adolescência participando de musicais da Broadway, começando nos anos noventa, quando tinha 8 anos, como parte do elenco original do musical Les Misérables, no qual interpretou a personagem Cosette, quando ainda na infância. Lea ainda apareceu em inúmeros outros musicais como "Ragtime" e "Fiddler on the Roof" e conquistou o papel principal de Wendla Bergman, personagem que intepretou durante dois anos, no musical vencedor do Tony Awards de 2007, Spring Awakening, pelo qual ela foi nomeada ao prêmio Drama Desk Award de Melhor Atriz em um Musical. Ela também interpretu o papel da judia Anne Frank, numa produção teatral regional sobre "O Diário de Anne Frank".
Antes de entrar em Glee, Lea ainda teve o papel de "Eponine" no star-studded produção de "Les Miserables" no Hollywood Bowl. Além disso, realizou concertos a solo para platéias lotadas no Feinstein no Loews Regency, em Nova Iorque, e no Cabaret Upright, em Los Angeles.
Após sair de Spring Awakening, Lea deixou Nova York e foi tentar a sorte em Los Angeles. Mas não foi fácil para ela entrar no seleto grupo de Hollywood. Fez alguns testes para programas de TV, inclusive os musicais da Disney, mas foi rejeitada em todos, porque, segundo Lea, diziam que a aparência dela "era muito étnica" e ela "não era bonita o suficiente" para a TV.
Em 2008, porém, Lea recebeu a chance de tentar entrar em uma nova série musical, chamada Glee, que seria produzida pela emissora Fox, como a personagem principal Rachel Berry. Lea, então, conseguiu o papel de Rachel, uma jovem muito talentosa, porém com problemas de popularidade, devido a sua personalidade forte e determinada a ser, custe o que custar, uma grande estrela da Broadway, que se candidata a participar do clube do coral de sua escola, interpretando versões de músicas de artistas famosos, como Queen, Madonna, Britney Spears, BeyoncéBarbra StreisandCeline Dion e Liza Minelli, dentre tantos outros. Glee teve sua estreia em 2009 e ganhou fãs do mundo inteiro, sendo hoje a série de maior sucesso nos EUA. Seus seguidores são tão fiéis que receberam até um nome como identificação, são os "Gleeks".
Foi interpretando a candidata a Diva, Rachel Berry, que Lea conheceu a fama mundial, além de receber diversas indicações para alguns dos principais eventos que premiam atores, atrizes e séries, como o Globo de Ouro, o Emmy Awards e o SAG Awards, e também de músicas como o Grammy Awards. Esses eventos fizeram Lea Michele se destacar não apenas por sua atuação, e por sua voz, mas também no mundo da moda. Os vestidos usados no tapete vermelho renderam a Lea a entrada na lista das famosas mais bem vestidas de 2010.
Ainda na televisão, antes de entrar em Glee, Lea fez participação em Third Watch e Guiding Light.
Atualmente, ela continua a interpretar a personagem Rachel em Glee, e fez sua estreia no cinema na continuação do filme "Idas e Vindas do Amor", chamado New Year's Eve, que estreou nos cinemas no final de 2011, e foi classificado como um dos 25 fracassos do ano. Lea também irá emprestar sua voz para a animação "Dorothy of Oz", na qual terá o papel da protagonista Dorothy. Este filme tem a previsão de estreia para 2012.
Lea se apresentou duas vezes durante o Tony Awards, uma vez com com o elenco de Spring Awakening, em 2007, e outra vez em 2010, quando cantou sozinha a música "Don't Rain On My Parade", de Barbra Streisand, após o sucesso que a mesma teve dentro da série Glee, cantada pela própria personagem de Lea, Rachel Berry. Na final do Superbowl de 2011, Lea foi uma das atrações do pré show, e cantou a música "America the Beautiful", no qual também participaram Christina Aguilera e, posteriormente, durante o intervalo, o grupo Black Eyed Peas.
O sucesso de Lea não parou por aí, ela também foi escolhida pela revista americana Times Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo no ano de 2010. Pelo famoso site E! Online, ela ficou em 7º lugar dentre as celebridades do ano. Além disso, a Billboard, que é uma revista conhecida como a "bíblia da música", criou um prêmio especialmente para Lea, o Triple Threat Award, o qual reconhece as múltiplas habilidades de um artista (ou seja a atuação, o canto e a dança), sendo ela, portanto, a primeira pessoa a receber esse prêmio, durante o evento Womem In Music.
Lea Michele também é conhecida por suas campanhas em favor dos animais. Ela é convictamente adepta ao veganismo e, ao lado do PETA, um orgão de defesa dos animais, lançou, em 2011, uma campanha pelo fim do uso das carruagens puxadas por cavalos em Nova York, sua cidade natal. Segundo a campanha, o trânsito é um lugar perigoso para os cavalos, os quais ficam expostos à poluição, frio, calor, etc., sem obter muito tempo para descanso.
Por esse e outros trabalhos com o PETA, recebeu diversas homenagens, como no Variety’s Power of Women Luncheon. Foi escolhida, pela revista Glamour, uma das mulheres do ano de 2011. Foi uma das pessoas a prestar homenagens a Barbra Streisand, como parte das festividades do Grammy de 2011. Para completar, mais da metade das músicas do Top 100 de músicas mais vendidas do Glee, peloiTunes, tem Lea Michele como solista ou voz principal.
Em 2012, venceu o People's Choice Awards, o maior prêmio americano que leva em consideração o voto popular, a Atriz Favorita de Comédia. Recentemente, foi escolhida, na conhecida eleição anual do site AskMen, a 19ª mulher mais desejável de 2012, ficando, inclusive, à frente de sua colega de elenco Dianna Agron.

Álbuns de estúdio


EPs

Álbuns Ao Vivo


AnoTítuloPersonagemNotas
1998Buster & Chauncey's Silent NightAdditional Voices
2000Third WatchSammiEpisódio "Spring Forward, Fall Back"
2007Macy's Thanksgiving Day Parade
2009 - PresenteGleeRachel BerryProtagonista
2010The SimpsonsRachel Berry1 Episódio/Voz
2011New Year's EveElise Amstrong
2012Dorothy of OzDorothy GaleProtagonista/Voz

[editar]Prêmios e indicações

AnoPrêmioCategoriaResultadoNota(s)
2007Drama Desk AwardMelhor Atriz em um MusicalIndicadoSpring Awakening
Broadway.com Audience AwardMelhor protagonista em um musical da BroadwayIndicado
Mais ousada performance femininaIndicado
Melhor casal em cena (com Jonathan Groff)Indicado
2009New York Television Festival AwardBest Nonscripted Host or StarVenceuAround the Block
Teen Choice AwardsChoice TV Breakout StarIndicadoGlee
Satellite AwardsMelhor Atriz – Série musical ou comédiaVenceu[2]
2010Golden Globe AwardsMelhor Atriz – Série musical ou comédiaIndicado
Screen Actors Guild AwardsMelhor performance de elenco em uma série de comédiaVenceu
NewNowNext AwardBrink of Fame: ActorTBA
Teen Choice AwardChoice TV Actress: ComedyIndicado
Choice Music: Group (com o Elenco Glee)Indicado
Emmy AwardMelhor protagonista em uma série de comédiaIndicado
2011Golden Globe AwardsMelhor Atriz – Série musical ou comédiaIndicado
People's Choice AwardsFavorite TV Comedy ActressVenceu
Screen Actors Guild AwardsMelhor performance de elenco em uma série de comédia









Nenhum comentário:

Postar um comentário